domingo, 10 de junho de 2012

Textos dos alunos


A história da menina gotinha de água

    Esta história é sobre uma gotinha de água que está numa nuvem e que encontra muitas irmãs iguais a ela. 
A menina gotinha de água acordou, e perguntou:
- Onde estou? Quem são vocês?
E as gotinhas responderam:
-Tu estás nas nuvens e nós somos as tuas irmãs.
   A gotinha muito surpreendida olhou em redor e viu que estava mesmo nas nuvens com muitas das suas irmãs.
A menina gotinha de água e as suas irmãs tornaram-se muito amigas e, um certo, dia a menina gotinha de água contou uma das suas aventuras. Ela contou como tinha ido parar às nuvens.
- Primeiro estava no Oceano Índico depois evaporei-me passando do estado líquido para o estado gasosos. Depois disso, eu adormeci e quando acordei estava aqui!
- Adorámos a tua história. Disseram as gotinhas.
Mas elas olharam para baixo e os campos estavam todos secos.
Resolveram perguntar às nuvens se podiam chover e elas aceitaram.
Umas caíram nos campos outras nas hortas ou jardins. As plantas agradeceram porque no Verão raramente chove.

Trabalho realizado por: Carolina Pereira, 4º  ano
                                    
Se eu fosse uma Gotinha de Água


Eu estava numa nuvem e fui lá parar quando estava no mar. de lá vi o sol a ir contra mim. Eu saí do mar. Fui subindo porque estava muito leve e fui parar à nuvem.
Estava muito vento e a nuvem foi-se desviando para outro lado. O vento parou e a nuvem também. Depois de parar eu olhei para baixo e vi pontes, pessoas, automóveis, casas, prédios, estradas, parques, árvores, jardins, escolas.
Passado muito tempo, começaram a vir muitas gotinhas de água para a nuvem que foi ficando cada vez mais cheia e mais escura. Começou a chover cada vez mais e eu caí lá em baixo. Fui parar a uma escola e vi muitos meninos a jogar futebol, outros à apanhada, às escondidas, a fazer castelos de areia, a correr e a saltar. A seguir eu fui parar a uma árvore, desci a correr pela árvore. Foi muito divertido!
Vi uma bola ideal para a minha altura e dei-lhe um chuto. Depois chegou a vez de cheirar o polén das flores que cheirava bem.
No fim, eu fui para um parque e não estava lá ninguém. Fui andar de baloiço, subir grades, desci e andei de escorrega.
Fui–me divertindo por aí fora, com mil aventuras.      

TIAGO 4ªANO

                                                         
                                           O mar feliz
   
  Era uma vez um menino e uma menina que estavam a brincar na praia, quando viram um peixe que estava a secar. O menino pegou num balde, pôs água, e meteu o peixe lá dentro. A menina pegou no balde e meteu-o na água.
O peixe agradeceu-lhes e disse-lhes para ir com ele. Eles foram mas era muito fundo, e o peixe disse para não terem medo. E assim foi, eles foram, mas tiveram uma surpresa que era irem para cima de uma tartaruga.
Viajaram e foram parar a uma ilha pequena e sem ninguém, como se fosse deserta. O menino e a menina foram procurar uma casa. Mas não encontraram nada e pouco dormiram naquela noite.
No outro dia, eles encontraram uma cabana. Estavam lá dentro tartarugas. Estavam presas, prontas a irem para um barco. Então o menino pegou numa navalha e cortou a rede. Depois quando o barco parou, o menino e a menina cortaram as redes e salvaram os animais como peixes e tartarugas e algumas aves.
Então ficaram amigos dos peixes para salvarem todos os animais do mundo.
Luís Ferreira, 4ºano

Sem comentários:

Enviar um comentário