domingo, 10 de junho de 2012

Histórias dos alunos


A água é um bem essencial

A água é um bem para toda a gente, e os seres vivos precisam muito dela.
Já viste como alguns seres a desperdiçam?
 - Mãe quero um banho de imersão e não um duche rápido.
E assim era: gota a gota a água esgotava-se.
Nós referimo-nos aos outros mas na verdade para proteger o planeta todos têm que ajudar.
 - Eu sou a água, uma grande riqueza.
 - És tu que regas os nossos campos?
E ela respondeu com muito entusiasmo.
 - Sim sou eu, e faço isso porque sou vossa amiga. Sabias que o Oceano é formado pelas minhas irmãzinhas gotinhas, mas elas estão a esgotar-se.
 -Ah, sim!
A menina ficou espantadíssima com o que ouviu.
 - Pois sem mim, tu não consegues viver. Os seres humanos têm que me preservar pois se isso não acontecer, eu posso desaparecer! Por exemplo, quando lava os dentes a torneira deves fechar.
 - Vou fazer isso.
 - É mesmo assim, as pessoas, como tu, desperdiçam muita água a lavar os dentes, cozinhar, tomar banho etc. …
 - Oh, desculpa por te ter desperdiçado, água! Eu não sabia.
E é mesmo assim, toda a gente devia preservar água do nosso planeta. Se tu por exemplo tomares duche em vez de banho de imersão, poupas muita água.      

Autor:   Carolina Pereira

A vida aquática


Era uma vez uma menina chamava-se Daniela. Ela era apaixonada pelo mar.
Ela não podia sair de casa mas estava sempre desejar ir para o mar. Ela tinha uma melhor amiga, chamava-se Cristiana.
As duas eram apaixonadas pelo mar mas não podiam sair de casa. Havia uma parede mágica e elas sonhavam lá entrar mas só dava para duas pessoas mágicas. Nunca ninguém tinha entrado. As mães e os pais delas foram passear e a Daniela e a Cristiana saíram de casa e disseram:
-Não acredito! Estamos fora de casa! Elas cantaram juntas e bailaram. A parede mágica, que dava para o mar, abriu só para elas. Foram parar a um sítio com muitas pérolas. A Daniela disse:
- Pérola azul Daniela!
De seguida a Cristiana disse:
-Pérola roxa Cristiana!
Transformaram-se em sereias: a Daniela com uma cauda azul e a Cristiana com uma cauda roxa.
Elas andaram super depressa, tinham poderes super mágicos. Foram ter com uns lindos e fofos golfinhos.
Elas disseram:
-Olá têm dono!?
Os golfinhos disseram:
-Não vocês vão ser as nossas donas, podem nos dar nomes!
A Daniela disse:
-A ti vou-te chamar Rock!
A Cristiana disse:
-A ti vou-te chamar Cece!
Brincaram e viveram felizes para sempre.
 Autora: Daniela  Pires

               

Se eu fosse uma gotinha de água

Se eu fosse uma gotinha de água eu queria fazer muitas viagens.
Eu ia viver no mar com muitas irmãs e ia conhecer muitos peixes. Queria ser evaporada pelo Sol e ir com as minhas irmãs para as nuvens.
Depois nós íamo-nos juntando, íamos ficando maiores, mais pesadas e íamos caindo dentro de um balde.
As pessoas que estavam em casa, quando ouviram a chuva (plim, plim) desatavam a correr para a janela ver o que se passava.
E uma menina disse:
-Pai, eu queria que nevasse!
E eu disse as minhas irmãs:
- Irmãs, temos que fazer neve e cair sobre aquela casa!
- Aquela menina gosta de neve!
Depois lá fomos nós. Quando a menina viu a neve, ela ficou a menina mais feliz do mundo e, quando eu caí na mão dela, ela foi mostrar rapidinho ao pai que estava a nevar.
Depois ela ia brincar com a neve, o sol derretia-me e voltava para o mar. Gostava muito desta viagem.
 Hemily  4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário